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quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Gastos Governo Federal - Série Histórica - 2004 a 2014 - Contas Nacionais - Análise Integrada - Situação Atual - Tendência de Descontrole - Parte 02

PARA: ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS, ORGANIZAÇÕES PRIVADAS E CIDADÃOS DO BRASIL E DO MUNDO - Parte 02

Para conhecimento,

Portal da Transparência - Gastos Governo Federal - Série Histórica - 2004 a 2014
RESUMO

A)           Identifica-se o tamanho das derrapagens fiscais, do Governo Federal, do Brasil, no “Portal da Transparência - Gastos Governo Federal - Série Histórica - 2004 a 2014”, por meio do qual analisamos, minuciosamente, as contas nacionais, de forma integrada, buscando identificar a situação atual da situação, fiscal, do país, e que demonstrou que as contas públicas brasileiras estão com tendência de descontrole total;

B)          No item 19, de referida análise, temos que do total de R$ 15.748.557.917.000,90 (R$ 15,7 TRILHÕES), em gastos, diretos, do Governo Federal, realizados entre 2004 e 2014, atualizados monetariamente -- valor sem atualização monetária é de R$ 12.198.072.173.459,50 (R$ 12,2 TRILHÕES) --, o programa “XXYZ - Pessoal, Encargos Sociais e Dívida” foi responsável por 74,093% desses gastos.

C)          Assim, de 2004 a 2014, de cada R$ 100,00, o Governo Federal utilizou R$ 74,09 para pagar, apenas, três despesas: pessoal, encargos sociais e dívidas.

D)          No item nº 25, de referida análise, temos que a amortização e pagamento de juros da dívida pública federal (R$ 826,7 BILHÕES) representaram 56% do total das despesas do Governo Federal, em 2014 (R$ 1,47 TRILHÕES).

E)           No item 69, de referida análise, temos a demonstração da crescente paralisia do Governo Federal, por falta de recursos, quase que integralmente direcionados para pagamento das três despesas citadas anteriormente, especialmente pagamento de juros e amortização da dívida pública federal bruta.

F)           De 2004 a 2014, o Brasil teve 706 programas, mas deste total, apenas, 262 programas, continuam vigentes, em 2014.

G)          houve redução de 63% na quantidade de programas, no Brasil, de 2004 a 2014, como decorrência, lógica, da falta de recursos públicos, cada vez mais comprometidos com o pagamento de amortização e juros da dívida pública federal e salários e encargos de servidores públicos.

H)          No item nº 29, de referida análise, temos que a “Dívida Pública Federal Bruta” era de R$ 1.971.590.391.400,00 (R$ 1,9 TRILHÕES), em 2001, e saltou para R$ 3.466.519.331.480,00 (R$ 3,4 TRILHÕES), em 2014, acréscimo de R$ 1.494.928.940.080,00 (R$ 1,4 TRILHÕES), de 2001 a 2014, ou 76%, no período, em valores corrigidos monetariamente, ou seja, trata-se de crescimento real da “Dívida Pública Federal Bruta”, sem os efeitos inflacionários.

I)             Gastos Governo Federal - Série Histórica - 2004 a 2014 - Contas Nacionais - Análise Integrada - Situação Atual - Tendência de Descontrole:




J)           Essas análises foram produzidas por meio da utilização de dados oficiais, extraídos do “Portal da Transparência”, mantido pela Controladoria Geral da União-CGU, disponível no link http://www.portaltransparencia.gov.br/


Contas Nacionais - Análise Integrada - Situação Atual - Tendência de Descontrole

23.         A análise das contas públicas federais nos dão algumas pistas valiosas sobre as razões pelas quais o Governo Federal está com dificuldades de caixa, o que não pode ser explicado, como deseja o Governo Federal, como reflexo, apenas, da crise econômica mundial ou do desaquecimento da atividade econômica brasileira. Vejamos!

24.         Na planilha “Gastos Por Tipo de Despesa - 29.11.2014.xls”, em anexo, aba “Amortização e Juros-1”, consta a tabela abaixo, onde podemos notar que os gastos do Governo Federal com amortização e juros da dívida pública brasileira passa de R$ 509.140.713.512,79 (R$ 509,1 BILHÕES), em 2004, valor não corrigido monetariamente, para R$ 826.749.833.712,21 (R$ 826,7 BILHÕES), em 2014:

Portal da Transparência - Gastos Diretos do Governo Federal - Série Histórica - Por Tipo da Despesa
Ano
Valor Total dos Gastos Diretos - Não Corrigidos Monetariamente - R$
Valor da Amortização e Juros da Dívida - Não Corrigidos Monetariamente - R$
2004
732.430.151.665,43
      509.140.713.512,79
2005
890.544.947.226,17
      636.804.746.610,41
2006
937.826.907.236,56
      648.546.210.711,01
2007
938.780.222.770,44
      611.818.042.183,76
2008
931.122.144.673,70
      559.030.230.104,78
2009
1.101.075.288.509,81
      641.839.146.481,79
2010
1.044.954.183.925,74
      598.968.638.860,04
2011
1.286.987.980.853,56
      708.142.636.125,93
2012
1.395.266.065.163,62
      753.246.932.087,21
10º
2013
1.468.062.531.859,46
      718.822.143.294,27
11º
2014
1.471.021.741.633,34
      826.749.833.712,21
Total

12.198.072.165.517,80
  7.213.109.273.684,20

Fonte - Link: http://www.portaltransparencia.gov.br
Nota: Dados de 01/2014 a 10/2014

25.         Quando se compara quanto a amortização e pagamento de juros da dívida pública federal representa no total dos gastos diretos do Governo Federal, constata-se, por exemplo, que em 2004, a amortização e pagamento de juros, representavam 70% do total das despesas do Governo Federal e em 2013, 49%, não por que o valor da despesa “amortização e pagamento de juros da dívida pública federal” diminuiu de 2004 para 2013, pelo contrário, o total de gastos do Governo Federal, de 2004 para 2013, aumentou, significativamente, fazendo com que a relação percentual entre as duas variáveis caia, ou seja, mera ilusão de que a participação da amortização e pagamento de juros diminuiu de 2004 para 2013, conforme consta da planilha “Gastos Por Tipo de Despesa - 29.11.2014.xls”, em anexo, aba “Amortização e Juros-2”:

Portal da Transparência - Gastos Diretos do Governo Federal - Série Histórica - Por Tipo da Despesa
Ano
Valor Total dos Gastos Diretos - Não Corrigidos Monetariamente - R$
Valor da Amortização e Juros da Dívida - Não Corrigidos Monetariamente - R$
% Amortização e Juros da Dívida Relativamente ao Total de Gastos Diretos de Cada Ano
2004
732.430.151.665,43
     509.140.713.512,79
70%
2005
890.544.947.226,17
     636.804.746.610,41
72%
2006
937.826.907.236,56
     648.546.210.711,01
69%
2007
938.780.222.770,44
     611.818.042.183,76
65%
2008
931.122.144.673,70
     559.030.230.104,78
60%
2009
1.101.075.288.509,81
     641.839.146.481,79
58%
2010
1.044.954.183.925,74
     598.968.638.860,04
57%
2011
1.286.987.980.853,56
     708.142.636.125,93
55%
2012
1.395.266.065.163,62
     753.246.932.087,21
54%
10º
2013
1.468.062.531.859,46
     718.822.143.294,27
49%
11º
2014
1.471.021.741.633,34
     826.749.833.712,21
56%
Total

12.198.072.165.517,80
  7.213.109.273.684,20


26.         Quando se corrige, ano a ano, o valor dos gastos diretos do Governo Federal, e o valor da amortização e pagamento de juros da dívida pública federal, de 2004 a 2014, nota-se que, em 2013, o pagamento de juros e amortização da dívida pública representava 44% do total de gastos do Governo Federal, conforme tabela abaixo reproduzida, extraída  da planilha “Gastos Por Tipo de Despesa - 29.11.2014.xls”, em anexo, aba “Correção Gastos IPCA 5.1”:

Portal da Transparência - Gastos Diretos do Governo Federal - Série Histórica - Por Tipo da Despesa
Valor da Variável Corrigida Monetariamente Pelo IPCA-Geral - Dezembro do Ano da Variável Até 10/2014
Ano
Valor dos Gastos Diretos do Governo Federal Corrigidos Monetariamente - R$
Valor da Amortização e Juros da Dívida Corrigidos Monetariamente - R$
Valor da Diferença Entre os Gastos Diretos do Governo Federal e a Amortização e Pagamento de Juros da Dívida Pública Federal - R$
%
2004
     1.234.230.428.752,54
     857.961.622.286,29
     376.268.806.466,25
30%
2005
     1.412.852.796.561,98
  1.010.293.045.752,31
     402.559.750.809,67
28%
2006
     1.444.274.193.180,61
     998.775.518.155,10
     445.498.675.025,52
31%
2007
     1.387.631.108.725,24
     904.341.322.517,57
     483.289.786.207,67
35%
2008
     1.293.664.527.573,05
     776.694.639.542,69
     516.969.888.030,36
40%
2009
     1.467.870.877.257,15
     855.651.744.104,88
     612.219.133.152,27
42%
2010
     1.318.745.156.987,78
     755.905.860.596,44
     562.839.296.391,34
43%
2011
     1.523.044.711.013,66
     838.028.724.929,94
     685.015.986.083,72
45%
2012
     1.564.600.497.220,59
     844.663.647.958,31
     719.936.849.262,29
46%
10º
2013
     1.556.361.176.554,24
     762.056.691.995,06
     794.304.484.559,18
51%
11º
2014
     1.545.282.432.586,56
     868.486.139.953,86
     676.796.292.632,70
44%
Total

   15.748.557.906.413,40
  9.472.858.957.792,44
  6.275.698.948.620,96
40%

27.         Por que razão as despesas com amortização e pagamento de juros da dívida publica federal estão crescendo? A resposta é muito simples! Por que o endividamento público federal não para de crescer! Vejamos!

28.         A dívida bruta do Governo Federal saltou de R$ 885.907.185.497,79 (R$ 885,9 BILHÕES), em 2001, para R$ 3.299.930.936.163,62 (R$ 3,2 TRILHÕES), em 2014, valores não corrigidos monetariamente, conforme consta da planilha “Historico da Divida Publica Federal - 06.12.2014.xls”, em anexo, aba “Histórico Dívida Pública 3.1”:

BACEN - Série Histórica da Dívida líquida e Bruta do Governo Geral
Dívida Líquida e Bruta do Governo Geral1/ (R$ milhões) - Metodologia Utilizada Até 2007
Valor da Variável Corrigida Monetariamente Pelo INPC - Dezembro do Ano da Variável Até 10/2014
Ano
Dívida Bruta do Governo Geral (Dívida Interna + Dívida Externa) - Não Corrigida Monetariamente - R$
Dívida Pública Bruta Corrigida - Corrigida Monetariamente - R$
2001
           885.907.185.497,79
1.971.590.391.400,00
2002
        1.132.894.037.567,83
2.271.180.682.330,00
2003
        1.228.569.291.000,28
2.220.105.736.050,00
2004
        1.331.760.699.856,73
2.244.172.465.930,00
2005
        1.453.607.885.960,06
2.306.154.196.010,00
2006
        1.556.476.255.978,94
2.397.007.882.230,00
2007
        1.714.436.484.882,78
2.534.145.205.290,00
2008
        1.910.043.421.134,96
2.653.739.291.000,00
2009
        2.156.529.041.560,05
2.874.922.549.890,00
10º
2010
        2.426.058.701.692,38
3.061.716.209.800,00
11º
2011
        2.653.562.754.596,21
3.140.273.863.360,00
12º
2012
        2.966.578.496.018,64
3.326.612.970.680,00
13º
2013
        3.177.361.382.694,54
3.368.468.163.030,00
14º
2014
        3.299.930.936.163,62
3.466.519.331.480,00

Fonte - Link: http://www.bcb.gov.br/?DIVIDADLSP
Dados até 09/2014

29.         Quando atualizamos, monetariamente, o valor da dívida pública bruta, para poder comparar valores de mesma grandeza, e calculamos a diferença entre o saldo dessa dívida do ano posterior, relativamente ao ano anterior, detectamos que a “Dívida Pública Federal” era de R$ 1.971.590.391.400,00 (R$ 1,9 TRILHÕES), em 2001, e saltou para R$ 3.466.519.331.480,00 (R$ 3,4 TRILHÕES), em 2014, acréscimo de R$ 1.494.928.940.080,00 (R$ 1,4 TRILHÕES), de 2001 a 2014, ou 76%, no período, conforme tabela abaixo, conforme consta da planilha “Historico da Divida Publica Federal - 06.12.2014.xls”, em anexo, aba “Histórico Dívida Pública 3”:

Dívida Líquida e Bruta do Governo Geral1/ (R$ milhões) - Metodologia Utilizada Até 2007
Valor da Variável Corrigida Monetariamente Pelo IPCA-Geral - Dezembro do Ano da Variável Até 10/2014
Ano
Valor da Dívida Pública Bruta Corrigida Pelo IPCA de Dezembro (Saldo de Cada Ano) a 2014 (Até 10/2014)
Valor da Diferença da Dívida Pública Bruta Corrigida Pelo IPCA de Dezembro (Saldo de Cada Ano) a 2014 (Até 10/2014) Relativamente ao Ano Anterior
Crescimento da Dívida Pública Bruta Corrigida Pelo IPCA de Dezembro (Saldo de Cada Ano) a 2014 (Até 10/2014)
2001
  1.971.590.391.400,00
0,00
0%
2002
  2.271.180.682.330,00
      299.590.290.930,00
15%
2003
  2.220.105.736.050,00
      (51.074.946.280,00)
-2%
2004
  2.244.172.465.930,00
        24.066.729.880,00
1%
2005
  2.306.154.196.010,00
        61.981.730.080,00
3%
2006
  2.397.007.882.230,00
        90.853.686.220,00
4%
2007
  2.534.145.205.290,00
      137.137.323.060,00
6%
2008
  2.653.739.291.000,00
      119.594.085.710,00
5%
2009
  2.874.922.549.890,00
      221.183.258.890,00
8%
10º
2010
  3.061.716.209.800,00
      186.793.659.910,00
6%
11º
2011
  3.140.273.863.360,00
        78.557.653.560,00
3%
12º
2012
  3.326.612.970.680,00
      186.339.107.320,00
6%
13º
2013
  3.368.468.163.030,00
        41.855.192.350,00
1%
14º
2014
  3.466.519.331.480,00
        98.051.168.450,00
3%
Total

  1.494.928.940.080,00
76%

30.         O crescimento do endividamento público federal é realizado por meio da emissão de títulos públicos federais, comprados no mercado por investidores internos e externos, razão pela qual é importante conhecer essa dinâmica de captação de recursos, pelo Governo Federal, para financiar as faltas de caixa ou déficit público.

31.         No período de 2004 a 2013, o Governo Federal emitiu R$ 5.384.998.199.440,03 (R$ 5,3 TRILHÕES) em títulos públicos federais, em valores corrigidos monetariamente, conforme tabela abaixo, extraída da aba “Emissão de Títulos 1.1”, da planilha “1. Resultado Primario Anual dezembro-3 - 28.11.2014.xls”, em anexo:

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Secretaria de Orçamento Federal - 1.1. RESULTADO PRIMÁRIO DO GOVERNO CENTRAL - R$
BACEN - Série Histórica da Dívida líquida e Bruta do Governo Geral
Dívida Líquida e Bruta do Governo Geral1/ (R$) - Metodologia Utilizada Até 2007
Tesouro Nacional - Execução Financeira do Tesouro Nacional - Fluxo de Financiamento - Receitas
Valor da Variável Corrigida Monetariamente Pelo IPCA-Geral - Dezembro do Ano da Variável Até 10/2014
Ano
Emissão de Títulos - Mercado e Outras Operações de Crédito - Não Corrigido Monetariamente - R$
Emissão de Títulos - Mercado e Outras Operações de Crédito Corrigidos Monetariamente - R$
2004
      298.988.590.029,74
     503.830.726.828,25
2005
      414.566.511.146,33
     657.711.277.188,66
2006
      408.410.234.247,62
     628.960.799.698,93
2007
      432.807.712.195,97
     650.054.809.911,32
2008
      302.908.962.597,78
     420.849.812.495,90
2009
      407.452.896.446,70
     543.185.599.376,80
2010
      458.079.253.581,49
     578.101.706.725,26
2011
      396.071.532.814,59
     468.718.171.584,05
2012
      457.274.450.149,44
     512.770.897.202,46
10º
2013
      396.939.900.908,78
     420.814.398.428,40
Total

   3.973.500.044.118,44
  5.384.998.199.440,03

Fonte Dados - Link: http://www.orcamentofederal.gov.br/informacoes-orcamentarias/pasta-estatisticas-fiscais/01.-resultado-primario-do-governo-federal
Atualização Inflação - Fonte - Link: http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/calculadoras/2013/01/01/indices-de-inflacao.htm
Percentual 43%: Crescimento de 2013 relativamente a 2004
Percentual 26%: Crescimento de 2013 relativamente a 2004
Fonte - Link: http://www.portaltransparencia.gov.br
Nota: Dados de 01/2014 a 10/2014
Link de atualização pelo IPCA-Geral: http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/calculadoras/2013/01/01/indices-de-inflacao.htm
Fonte - Link: http://www.bcb.gov.br/?DIVIDADLSP
Dados até 09/2014
Fonte - Link: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/hp/relatorios_divida_publica.asp
Fonte - Link: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/execucao-financeira

32.         Desperta a atenção o fato de que as emissões de títulos públicos federais de R$ 5.384.998.199.440,03 (R$ 5,3 TRILHÕES), de acordo com item anterior, correspondem a 64% do saldo total atual (R$ 3.466.519.331.480,00 ou R$ 3,4 TRILHÕES) da dívida pública federal, conforme tabela abaixo, conforme consta da planilha “Historico da Divida Publica Federal - 06.12.2014.xls”, em anexo, aba “Histórico Dívida Pública 3”:

Dívida Líquida e Bruta do Governo Geral1/ (R$ milhões) - Metodologia Utilizada Até 2007
Valor da Variável Corrigida Monetariamente Pelo IPCA-Geral - Dezembro do Ano da Variável Até 10/2014
Ano
Valor da Dívida Pública Bruta Corrigida Pelo IPCA de Dezembro (Saldo de Cada Ano) a 2014 (Até 10/2014)
Valor da Diferença da Dívida Pública Bruta Corrigida Pelo IPCA de Dezembro (Saldo de Cada Ano) a 2014 (Até 10/2014) Relativamente ao Ano Anterior
Crescimento da Dívida Pública Bruta Corrigida Pelo IPCA de Dezembro (Saldo de Cada Ano) a 2014 (Até 10/2014)
2001
  1.971.590.391.400,00
0,00
0%
2002
  2.271.180.682.330,00
      299.590.290.930,00
15%
2003
  2.220.105.736.050,00
      (51.074.946.280,00)
-2%
2004
  2.244.172.465.930,00
        24.066.729.880,00
1%
2005
  2.306.154.196.010,00
        61.981.730.080,00
3%
2006
  2.397.007.882.230,00
        90.853.686.220,00
4%
2007
  2.534.145.205.290,00
      137.137.323.060,00
6%
2008
  2.653.739.291.000,00
      119.594.085.710,00
5%
2009
  2.874.922.549.890,00
      221.183.258.890,00
8%
10º
2010
  3.061.716.209.800,00
      186.793.659.910,00
6%
11º
2011
  3.140.273.863.360,00
        78.557.653.560,00
3%
12º
2012
  3.326.612.970.680,00
      186.339.107.320,00
6%
13º
2013
  3.368.468.163.030,00
        41.855.192.350,00
1%
14º
2014
  3.466.519.331.480,00
        98.051.168.450,00
3%
Total

  1.494.928.940.080,00
76%

Fonte - Link: http://www.bcb.gov.br/?DIVIDADLSP
Dados até 09/2014

33.         As duas tabelas acimas, relativas aos dois itens anteriores, demonstram dinâmica tendente ao descontrole no pagamento da dívida pública federal e no pagamento dos juros da dívida pública federal, a exemplo de alguém que vive entrando e saindo do cheque especial (vide aba “Emissão de Títulos 1.2”, constante da planilha “1. Resultado Primario Anual dezembro-3 - 28.11.2014.xls”, em anexo, pagando cada vez mais juros e, ainda que pague cada vez mais juros, no final, o saldo devedor cresce sempre, e o valor dos juros a pagar, no futuro, também cresce sempre, apesar de os juros serem periodicamente amortizados pelo devedor e/ou incorporados no saldo devedor da dívida, nas respectivas datas de exigibilidade, o que demonstra clara tendência de que em algum momento as receitas provenientes com arrecadação do Governo Federal não serão suficientes para pagamento dos juros exigíveis em determinado período, no curto prazo, e sequer do principal da dívida, o que ameaça a solidez do Sistema Financeiro Nacional, considerando que os bancos são grandes compradores de títulos públicos federais, no Brasil, juntamente com investidores internos e externos, e se o Governo Federal deixar, por alguma razão, de honrar seus compromissos, toda a economia do Brasil quebrará, de uma hora para outra:

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Secretaria de Orçamento Federal - 1.1. RESULTADO PRIMÁRIO DO GOVERNO CENTRAL - R$
BACEN - Série Histórica da Dívida líquida e Bruta do Governo Geral
Dívida Líquida e Bruta do Governo Geral1/ (R$) - Metodologia Utilizada Até 2007
Tesouro Nacional - Execução Financeira do Tesouro Nacional - Fluxo de Financiamento - Receitas
Ano
Valor da Emissão de Títulos - Mercado e Outras Operações de Crédito Corrigidos Monetariamente
Resgate de Títulos - Mercado e Outras Operações de Crédito - Não Corrigido Monetariamente - R$
Emissão Líquida - Emissão de Títulos Menos Resgate de Títulos - Corrigido Monetariamente - R$
2004
     503.830.726.828,25
       245.164.301.159,95
         90.700.218.960,14
2005
     657.711.277.188,66
       308.886.733.602,15
       167.661.351.297,77
2006
     628.960.799.698,93
       288.092.606.867,46
       185.291.809.041,74
2007
     650.054.809.911,32
       280.794.323.859,83
       228.316.251.014,68
2008
     420.849.812.495,90
       280.885.560.488,17
         30.598.449.675,65
2009
     543.185.599.376,80
       303.358.410.700,25
       138.770.950.274,50
2010
     578.101.706.725,26
       344.198.099.188,45
       143.719.431.089,12
2011
     468.718.171.584,05
       361.331.704.305,21
         41.111.737.529,70
2012
     512.770.897.202,46
       381.959.489.990,11
         84.455.450.509,09
10º
2013
     420.814.398.428,40
       423.765.272.594,65
       (28.438.820.644,54)
Total

  5.384.998.199.440,03
   3.218.436.502.756,23
   1.082.186.828.747,84

Fonte Dados - Link: http://www.orcamentofederal.gov.br/informacoes-orcamentarias/pasta-estatisticas-fiscais/01.-resultado-primario-do-governo-federal
Atualização Inflação - Fonte - Link: http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/calculadoras/2013/01/01/indices-de-inflacao.htm
Fonte - Link: http://www.portaltransparencia.gov.br
Nota: Dados de 01/2014 a 10/2014
Link de atualização pelo IPCA-Geral: http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/calculadoras/2013/01/01/indices-de-inflacao.htm
Fonte - Link: http://www.bcb.gov.br/?DIVIDADLSP
Dados até 09/2014
Fonte - Link: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/hp/relatorios_divida_publica.asp
Fonte - Link: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/execucao-financeira

34.         Quando se analisa essa dinâmica tendente ao descontrole no pagamento da dívida pública federal e no pagamento dos juros da dívida pública federal, citada anteriormente, com o conjunto dos demais dados da dívida pública federal brasileira e com a necessidade, por exemplo, de bancar novos gastos públicos, financiar o déficit em conta corrente com recursos provenientes de investidores internacionais, a situação se torna ainda mais insustentável de ser mantida da forma como está.

35.         Não vou me aprofundar na análise do déficit em conta corrente, mas é oportuno analisar, superficialmente, como a continuidade do déficit em conta corrente do Brasil pode ser golpe fatal para empurrar as contas públicas brasileiras para o descontrole total, mas se o leitor desejar se aprofundar nesse assunto consulte o arquivo “Perigos do Deficit em Conta Corrente.doc”, em anexo, que trata, com profundidade dessa questão.

36.         O modelo que levou o PT ao poder e que é defendido por todos os partidos políticos, políticos, empresários etc., em geral, deixará um rombo DESASTROSO para o país, que levará décadas para ser fechado.

37.         Para se contextualizar sobre o déficit em conta corrente sugerimos a leitura das matérias, em anexo, intituladas:

a)           Rombo do país com transações externas cresce 50% e bate recorde em 2013, com US$ 81,4 bilhões", divulgada no O Globo.com, em 14/01/2014, no link http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/3145047/acoes-construtoras-bovespa-refletem-temida-bolha-imobiliaria

b)           Brasil eleva projeção para déficit em conta corrente para 2013”, divulgada em 18/12/2013, pela EFE, no link http://br.noticias.yahoo.com/brasil-eleva-proje%C3%A7%C3%A3o-d%C3%A9ficit-conta-corrente-2013-185838988--finance.html#, segundo a qual “O Banco Central informou nesta quarta-feira que elevou sua projeção para o déficit em conta corrente do país neste ano para US$ 79 bilhões, o equivalente a 3,57% do PIB do país, e a US$ 78 bilhões (3,53% do PIB) para 2014”.

38.         Realizada a contextualização sobre o que é o déficit em conta corrente, passemos a analisar como sua dinâmica afeta a dívida pública federal e pode, no curto prazo, levar ao descontrole no pagamento de juros pelo Brasil.

39.         O Brasil tem cerca de US$ 350 BILHÕES, em reservas internacionais.

40.         Se o país tiver, continuamente, US$ 80 bilhões de déficit em conta corrente, por ano, e nenhuma entrada de novos dólares, em suas reservas, isto significaria que em 4,38 anos teria torrado TODAS as nossas reservas internacionais, por meio do déficit em conta corrente.

41.         Se os US$ 80 BILHÕES de déficit em conta corrente, do Brasil, forem TOTALMENTE financiados pelo ingresso de US$ 80 BILHÕES, a título de capital especulativo, o Brasil não torraria suas reservas internacionais, em dólares, pois internalizaria, em 05 anos, US$ 400 BILHÕES.

42.         Se eu fosse candidato a Presidente da República, em ano eleitoral, estaria divulgando essa informação de forma positiva, dizendo para a sociedade brasileira que:

o meu governo faz acontecer e está trazendo US$ 400 bilhões, em investimentos, para o Brasil, nos próximos 05 anos”.

43.         Entretanto, não sou governante. Sou, apenas, um cidadão, pai de família, que nada entende de política e de economia, mas sei fazer algumas contas, básicas, para fins de expressar, livremente, minhas opiniões, buscando proteger minha família e todas as famílias, do Brasil e, por isso, nessa qualidade diria:

O Brasil terá sérios problemas, financeiros, econômicos e sociais, que as Universidades, empresas, políticos, partidos políticos, órgãos governamentais de controle e fiscalização, Sistema Financeiro Nacional,  imprensa etc. não explicam, de forma completa, para a sociedade brasileira, se o Brasil continuar, ano após ano, com seus déficits em conta corrente e continuar a cobrir seus déficits em conta corrente trazendo mais US$ 400 BILHÕES, em investimentos, para o Brasil, nos próximos 05 anos”.

44.         Explicaremos o raciocínio anterior, fazendo contas, básicas.

45.         Para fazer o câmbio de US$ 400 BILHÕES, a R$ 2,00 por dólar, em 05 anos, para internalizar US$ 80 BILHÕES, por ano, o Brasil deveria emitir R$ 800 BILHÕES em títulos públicos federais, em uma PRIMEIRA OPERAÇÃO com o "INVESTIDOR Nº 01" (várias pessoas que estariam comprando títulos públicos federais, no Brasil), onde o país pagaria uma PRIMEIRA taxa selic de 10% a.a, sobre R$ 160 BILHÕES, por ano, o que, grosso modo, geraria pagamento de juros, pelo Brasil, da ordem de R$ 54,9 BILHÕES, em média, por ano, ou R$ 274,5 BILHÕES, em 05 anos (Fonte: planilha “Juros pagos pelo Brasil - Deficit em Conta Corrente - US$ 80 Bilhoes.xls”, em anexo).

Continua na Parte 03

Atenciosamente,

Brasília-DF, Brasil 21/01/2015

ΣEMΣ EIAAM ABPAΣA
O Sol Eterno Abrasax”, o Sol Central Espiritual

CENTRO CIENTÍFICO UNIVERSAL PARA O PROGRESSO DA HUMANIDADE

CONSCIÊNCIA CÓSMICA NO PLANETA TERRA, POR INTERMÉDIO DA CONSCIÊNCIA CRÍSTICA

SÓ A FRATERNIDADE E UNIÃO ENTRE OS SERES HUMANOS, DO MUNDO, PODERÁ RESOLVER OS PROBLEMAS SOCIAIS, AMBIENTAIS, ECONÔMICOS, FINANCEIROS E DE RELACIONAMENTO, DO PLANETA TERRA. NÃO HÁ IDEOLOGIA SUPERIOR À FRATERNIDADE UNIVERSAL

"O Ser Supremo protege os fracos, impede que os fortes exacerbem o mau do seu egoísmo, em prejuízo ainda maior  dos fracos e  também protege os próprios egoístas do seu próprio egoísmo, pois ama todas as criaturas da mesma maneira."

“quando os bons não se apresentam ao campo de batalha a vitória da injustiça é justa.”.

“O poder que os homens possuem, no Planeta Terra, serve para nos ensinar que o maior PODER DO MUNDO é o PODER de dominar-se a si mesmo, que é um PODER MENOR, que te leva ao PODER MAIOR, QUE É NÃO TER PODER ALGUM, QUE É O MAIOR DE TODOS OS PODERES”.

“ADOREMOS O PAI UNIVERSAL! SAUDEMOS O SER SUPREMO!

Rogerounielo Rounielo de França
Advogado - OAB SP 117.597
Pós-Graduado em Direito Público pela Faculdade Fortium
Mestre Maçon - Loja Areópago de Brasília nº 3001
Mestre Maçon - Loja de Pesquisas Maçônicas do GODF nº 3994
Grande Oriente do Brasil-GOB
Grande Oriente do Distrito Federal-GODF
Mestre. Loja Uversa nº 5.342.482.337.666. Filiada ao Grande Oriente de Uversa, jurisdicionada pelo Sétimo Grande Oriente Super-Universo Orvônton, vinculado ao Reino Estelar do Universo dos Universos do Tempo e do Espaço (Ilha do Paraíso).
Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas-FGV
Participante do Centro Espírita André Luiz-CEAL
Funcionário do Banco do Brasil S.A. Diretoria de Micro e Pequenas Empresas

Final

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